sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Captão por opção



Enquanto o planeta ferve com o trailer de Capitão América: Guerra Civil, eu acabei de ferver com questões outras relacionadas ao bom soldado. Culpa da Salvat e suas reedições de fases clássicas da Marvel dos anos 70 e 80. E da Panini, que faz vista grossa a tudo que não leve o nome de Frank Miller e Grant Morrison. Mas principalmente da massa de leitores velhuscos sedentos por versões íntegras, em capa dura e com papel bom das épocas áureas de feras como Jim Steranko, Gil Kane, Roy Thomas e Gerry Conway.

Daí que a Salvat vem com essa coleção em capa vermelha, algumas sem relação com o conteúdo e com vários tropeços de revisão, ou falta de. E calhou do highlight dessa tosqueira editorial ser justamente o especial do Capitão América de Roger Stern e John Byrne - na época, o mais próximo de Midas que os quadrinhos mensais de super-heróis tinham.

O encadernado - com capa do Ed McGuinness... - assumiu status folclórico mesmo pelo erro inacreditável e em letras garrafais da contracapa. Algo do tipo que antigamente se guardava a sete chaves, como raridade, antes da editora respeitar seus consumidores e anunciar um recall. Atitude que nunca veio e nunca virá.

Em suma, um material que eu nem cogitava chegar perto.

O problema é que a distribuição e o recolhimento caóticos do mercado nacional de HQs conferiu à edição não apenas o milagre da multiplicação nas bancas, mas também da durabilidade nas mesmas. A cada semana, aportavam novas edições vindas de algum mini-buraco negro nerd aberto pelo LHC da Salvat.

Eu, em abstinência de Byrne há mais tempo do que a Convenção de Genebra permitiria, fui vencido pelo cansaço.

Cedi felizão.



Pode me chamar de verminóide que eu atendo.


Ps: e que fique registrado que um dia a Mythos Editora colocou tudo do site com 50% de desconto. Até onde vi, foi a única que realmente incorporou o espírito da Sexta-Feira Negra. Louvável.

Claro que... analisando a longo prazo... a editora sempre manteve uma margem de lucro nababesca, então a coisa fica apenas mais justa no saldo final. Nada mais, nada menos. Seja como for, já passei o rodo no que queria, sem grandes prejuízos para a cerveja natalina.

Pps: aquela American Flagg vai enfeitar mais estantes nesse fim de ano do que lombadas com o nome do Alan Moore.

7 comentários:

Adelvan disse...

E esse perfuraneve aí do lado? Sensacional, os quadrinhos. Especialmente a primeira parte, mais antiga. Obra-prima. a continuação é ok, mas bastante inferior. Também achei o filme bastante inferior, botei muita fé e me decepcionei. Não chega a ser ruim, mas não chega aos pés dos quadrinhos - nos quais é apenas inspirado, aliás. Muito diferente ...

Adelvan disse...

Já essa edição de Do Inferno é humilhante, pra quem tem apenas a versão atniga da Via Lettera. Toda vez que eu vejo numa livraria eu coço a mão mas desisto, por causa do preço - e pq porra, no final das contas, eu já tenho, né. Aliás vi ainda ontem, na Saraiva, tinha esperança que estivesse barato por causa da Black Fridey, mas que nada ...

Adelvan disse...

Pq vc fica falando de super heróis tendo pérolas como estas em casa? Mas ok, de John Byrne eu gosto muito, também ...

Luwig disse...

Salve, Dogg!

Para não dizer que saí incólume dessa Black Friday...

http://s1.postimg.org/ua8rr4xpb/CU2ir_AWWs_AEQosa_jpg_large.jpg

...paguei cerca de 15 Dilmas por cada um numa livraria local. E atenção para o do Han! Viu "Greg Rucka" nele?! É, eu também!

Sobre esse HC do Cap, embora o acabamento faça "jusiça" ao material, confesso que não tive o desapego necessário para adquiri-lo. Por outro lado, andei adquirindo algumas sobrecapas* que anulam o efeito da lombada mosaica fragmentada. Confira:

https://pbs.twimg.com/media/CTsFh6jWcAATWze.jpg
https://pbs.twimg.com/media/CTsFkYtXIAAbzSg.jpg

Ainda sobre a Salvat, viu as edições do Fury do Steranko que vêm por aí?

Quanto aos descontos da Mythos, com ou sem 50%, o frete deles é leviano. Com o meu cep, os 49,95 do Flagg transformam-se em 74,36 Dilmas. Assim nem parece promoção...

Por fim, estou bolando material para publicar nos Escapistas. Tive que dar uma pausa estratégica por conta da qualificação no Mestrado, mas sobrevivi... e descobri que é possível ter qualidade de vida tendo um ou dois colapsos nervosos diários.

:)

(*) http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-710956280-sobrecapas-coleco-os-herois-mais-poderosos-marvel-salvat-_JM

doggma disse...

Adelvan, gibis de super-heróis são namoradinha que foi virando amizade colorida com o passar dos anos. E quebram bem o galho nas fases de seca (as vezes looongas).

Ainda não vi "Expresso do Amanhã", mas subscrevo o que comentou sobre "O Perfuraneve": é uma obra-prima². A parte de Lob acho irretocável, à altura das grandes ficções distópicas já criadas, mas Legrand também teve sua cota de culhões ao desenvolver aquele macrocosmo até com certa ousadia. São leituras distintas do mesmo worst case scenario.

Sobre "Do Inferno", embora esteja satisfeito com a edição única da Veneta, confesso que ainda prefiro as capas da Via Lettera. E realmente os descontos da Saraiva (e da Liga HQ) na BF foram aquém do que se esperava. Mas pelo menos deram alguma coisa. Pior foi a Comix, que não deu nada. Nem parece que é dona de um dos maiores estoques de quadrinhos do mercado, senão o maior.

Fala, camarada Luwig! Bela compra. Essa deve ser imperdível. Ficarei aguardando suas considerações sobre. Rucka e Solo parece que nasceram um pro outro.

Essas sobrecapas entrarão em meus planos orçamentários logo que sair o segmento clássico da extensão da Salvat. Vai ser difícil pra caceta cortar alguma ali...

Sobre a Mythos, ensacolei o Flagg via mala direta (saiu por R$ 9,38). Os demais títulos que peguei (todos do Hellboy) não tinham essa opção, vai saber porquê, e joguei num pedido separado.

Do Vale disse...

Byrne mestre...
Essa seqüência de histórias dele no Capitão eu passo, mas a do Namor já tem lugar aqui em casa.
Aquela passagem curta dele pelo Hulk encadernadinha já pensou...

doggma disse...

Já pensei, Do Vale. Já pensei, sonhei (acordado, inclusive)... São seis edições, mais os dois anuais, então caberia tranquilamente num desses encadernados da Salvat.

A Panini ainda deve estar com o pé atrás com o Byrne devido ao fracasso de Os Maiores Clássicos do Quarteto, mas como esse vindouro encadernado da "Saga da Fênix Negra" tem grandes chances de ser um sucesso, quem sabe eles não se empolgam novamente com o artista? Vamos torcer.