sexta-feira, 27 de março de 2015

She'll be back

Aula de zumbiologia #3.864: Após sua reinvenção pelas mãos de George A. Romero, o mythos zumbi adquiriu uma capacidade nata para dialogar com variados gêneros da ficção. Desses, o drama é provavelmente o veículo mais efetivo. Talvez por evidenciar a condição finita do homem, talvez por fornecer um vasto cardápio de situações trágicas e dilemas existenciais. Um dos exemplos mais impactantes dessa conexão foi o excelente curta australiano Cargo, onde drama e zumbis se (con)fundem de maneira inexorável. Uma aula.

E também parece ter sido a matéria-prima para o vindouro filme Maggie, que estica a mesma premissa em uma hora e meia.


O trailer é bastante climático e introspectivo. E até corajoso, com grafismo próximo do zero e fazendo mais insinuações aos zumbis do que os explicitando.

Descontando o fato de ser O Novo Filme de Arnold Schwarzenegger, Maggie é uma autêntica produção independente de baixo orçamento - "baixo" em termos, já que custou estimados 8 milhões de doletas, dos quais uma lauta fatia deve ter ido pra conta do Terminator - e não parece negar a vocação. Os estreantes John Scott 3 (roteirista) e Henry Hobson (diretor), já podem contar as bençãos de seus pés direitos.

Quanto ao Schwarza em um papel denso e dramático, não é exatamente uma repaginada de carreira. Ele, que nunca foi ator e sim um astro, já ciscou nesse terreiro antes, em Fim dos Dias e Efeito Colateral. Mas nunca dessa forma tão imersa.

Isso pelo menos até ele empunhar um trabuco e sair fuzilando hordas putrefactas por aí.

2 comentários:

Luwig Sá disse...

Bela aula, Professor! Atmosfera é tudo e parece que Maggie, pelo menos nesse trailer, tem de sobra. Sobre a referida esticada na trama do curta Cargo, espero que não seja brochante como o péssimo longa do ótimo curta Mama (2013).

Hoje tem season finale de Walking Dead... e aí, você cumpriu mesmo sua promessa de fechar os olhos pra o seriado? Bom, só sei que o mundo segundo Scott Gimple tem sido infinitas vezes mais aprazível que aqueles três primeiros anos. Parece até outro programa - e acho até que é!

doggma disse...

Nem a fabulosa Jessica "Miss Marvel dos sonhos" Chastain de baixista punk rocker conseguiu salvar "Mama"... O pior é que não se deram por satisfeitos e colocaram mais dois curtas na mira: os ótimos "Lights Out" (http://blackzombie.blogspot.com.br/2014/03/Nana-nene-que-Cuca-vai-pegar.html) e "R'ha" (https://vimeo.com/57148705).

Sobre TWD-TV, bom saber disso. Espero que o season finale tenha sido compensador. Dada a aclamação praticamente unânime, estou retomando a série - e preciso acelerar o passo, visto que Orphan Black e Penny Dreadful estão voltando do lado escuro da Lua.

Já a TWD-HQ ainda estou estagnado lá pela 100ª edição...