sexta-feira, 23 de julho de 2004

TEM UM ZUMBI NO MEU QUINTAL


Minha lista de filmes a se assistir urgentemente tem um novo 1º colocado: Shaun of the Dead. Essa produção inglesa, dirigida por Edgar Wright (escritor da série Spaced), foi lançado em abril no Reino Unido, e tem arrebentado no circuito independente. Por enquanto, só está circulando pelos festivais de cinema lá fora (como o Fantasia Film Festival, no Canadá) e sua estréia nos EUA está prevista pra 17 de setembro. Com o atraso costumeiro aqui do Brasil, só por um milagre ele chega este ano.


Shaun of the Dead faz um mix de terror e humor negro. Até aí, nada demais, se não fosse horror com zumbis (a prata da casa) e o corrosivo humor britânico (que eu entendo e aprecio, ao contrário dos Saturday Night Live’s da vida). Foi esse mesmo senso de humor carregado de cerol que deu o tom em filmaços como Cova Rasa e Jogos, Trapaças & Dois Canos Fumegantes, por exemplo.

Outra característica da produção é que ela coloca em perspectiva realista e cotidiana a aparição desses seres nada-usuais. Um exemplo é a reação dos personagens quando topam com um zumbi. A ficha demora horrores pra cair e o susto de ver uma criatura dessas "de verdade" é digno de uma video-cassetada, de tão realista.

SotD também traz várias citações e brincadeiras em cima da trilogia clássica de George A. Romero, e de outros mestres do gênero, como Mario Bava e Lucio Fulci. E também andam dizendo que é tudo muito sanguinolento. Muito. Eu quero ver. Agora, de preferência.


Shaun (Simon Pegg, também roteirista) e Ed (Nick Frost) , incrédulos diante da TV

A história é a seguinte: dois amigos, Shaun e Ed (bem feiões, o que é um ótimo sinal), tentam fazer uma média com as namoradas quando um apocalipse zumbístico se abate por toda a cidade. O mais interessante é que isso começa a rolar logo de manhã, e só (muito) mais tarde é que eles se dão conta que o bicho tá pegando (literalmente). Eles passam o dia cuidando das suas vidas, na maior rotina, e nem prestam atenção aos noticiários na TV, que relatam toda a barbárie. A cena em que eles esbarram com um morto-vivo no meio da sala é de rachar o bico.


Arsenal anti-zumbi

Uma seqüência que está sendo muito comentada é a que mostra os dois "heróis" improvisando uma arma contra os mortos-vivos. Eles só têm uma caixa cheia de velhos LPs e resolvem atirar as bolachonas na cabeça dos monstros (o tradicional ponto fraco deles). O problema é decidir quais discos... No trailer, pelo menos, quem se estrepou foi o Dire Straits...




E dá-lhe "Money for Nothing", "Sultans of Swing"...

O filme ainda conta com pontas de membros da banda Coldplay (o que elevou a moral – razoável – deles comigo). Falando em música, a seleção da trilha sonora está sendo muito elogiada também. Dizem por aí que é nível Trainspotting-Snatch-Pulp Fiction (uau). O pouco que ouvi no trailer me fez abrir um sorriso insano.

E não posso deixar de creditar essa dica esperta ao Chico, eventual comentarista no BZ e dono do blog que mais muda de nome na face da Terra - Blog do Chico. :P


"...e atenção para mais um Plantão Urgente: As cabeças!! Cortem as cabeças!!"


Sacanagem não terem maquiado o coroa...


Hmm... até que dando um trato nessa zumbi loirinha...


Putz... eu sempre quis fazer isso com alguém...


"Alô...? Ei...? Tudo bem com você...?"


"Aah... tudo bem comigo, não se preocupe..."


"...só estou com um pouco de fome..."

Shaun of the Dead ainda não tem estréia prevista para o Brasil. Pra falar a verdade, nem sei se um dia chega a estrear aqui, pois ele tem uma forte aura de filme cult e alternativo (ou seja, pouco comercial). Mas, como a distribuidora internacional do filme é a Universal, ainda há uma farpa de esperança. Particularmente, vou tentar baixar esse tijolo na web. Não tenho a mínima paciência pra esperar.

Trailer do filme
Site oficial

Nenhum comentário: